Indutores e Transformadores

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 2.75 (2 Votes)

No cálculo de indutores ou transformadores tipo fly-back é necessário levar em consideração a corrente de operação e a energia armazenada.  Só que esses requisitos nos levam a uma necessidade de escolher dentre um vasto numero de opções de núcleo qual será o conjunto que nos atenderá, primariamente no quesito técnico, em segundo lugar em quesitos de preço, peso, etc.

Uma maneira prática de escolher um conjunto de núcleos capaz de nos fornecer um envelope de soluções é o levantamento do fator do núcleo, Kg.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.50 (3 Votes)

 

Os núcleos de ferrite do tipo EE são muito importantes pois propiciam a construção de indutores e transformadores para operação de alta frequência, possibilitam a inserção de gaps de ar e apresentam um circuito magnético fechado o que ajuda muito a conter o fluxo de dispersão e a reduzir interferências em outros componentes.

Nesse artigo vamos apresentar alguns parâmetros dimensionais de núcleos de ferrite do tipo EE, cálculo das janelas de enrolamento, área do núcleo e constante do núcleo (Kg).

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.88 (4 Votes)

Em fontes de alimentação de alimentação tipo "Buck" (step-down ou rebaixadora) ou "Boost" (step-up ou elevadora) tanto para rebaixamento de tensão como para a elevação o papel dos indutores é muito importante.

Step down converter

Step up converter

Estas fontes utilizam a capacidade acumulativa dos indutores para aumentar ou diminuir um potencial elétrico.

Entretanto o cálculo desses elementos não é tão simples assim. Requisitos de tamanho, dissipação de calor, rendimento, e preço fazem com que a construção venha a convergir para indutores com núcleo de ferrite.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 3.77 (11 Votes)

Transformadores são elementos que transformam tensão AC em campo magnético e então o reconvertem em forma de tensão e corrente. Os transformadores são utilizados para baixar ou elevar um potencial elétrico. A calculadora a seguir consegue calcular um transformador monofásico simples, de baixa frequência com um primário e um secundário.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 5.00 (3 Votes)

Na primeira parte apresentamos as razões conceituais as quais determinam algumas características básicas de indutores para fontes "Buck" (step-down ou rebaixadora) e "Boost"  (step-up ou elevadora).  Salientamos algumas razões que exigem que indutores com circuito magnético fechado devam ter um gap de ar.  Nessa segunda parte iremos concluir o processo de cálculo destes indutores.