Refletor parabólico "caseiro" para Wi-Fi

Refletor parabólico para antena de Wi-FINeste artigo vou ensinar a montar um refletor parabólico na antena de Wi-Fi (wireless) para aumentar o ganho.  O refletor é feito com papel cartão de embalagem longa vida, ou seja, material encontrado na casa de qualquer pessoa.  Com esse refletor, será possível aumentar o ganho da antena e  consequentemente fazer o sistema pegar até onde era simplesmente "impossível".

A idéia

Estava há alguns dias  pensando em escrever um artigo reunindo algumas idéias, algumas delas coletadas da "rede" e outras boladas aqui no Electron-CAD, todas elas relacionadas ao aumento de ganho de antenas de WiFi domésticas.

Após experimentar uma delas, o resultado ficou "tão bom" que decidi criar logo um artigo sobre o assunto, principalmente para que qualquer pessoa possa reproduzir e utilizar em casa.

Num outro artigo prometo que vou apresentar a teoria e como que as curvas e as distâncias apareceram.  Não é muito difícil de entender e as contas são simples.

Mas como é o nosso primeiro artigo para o "publico em geral"  acho melhor nem apresentar a teoria neste momento pois vai espantar a freguesia,  Vai ser que nem vender cachorro-quente e explicar didaticamente como se fabrica salsicha....

Material necessário

  1. Gabarito Impresso: você pode baixar aqui os dois modelos e ver qual se adapta melhor para o seu caso; Gabarito com foco a 62.5 mm do refletor ou com foco a 125 mm do refletor
  2. Uma tesoura;
  3. Fita adesiva;
  4. Uma caixa de leite longa vida.  Outro tipo de caixa tipo longa vida também serve, mas tem que ter metalização interna;
  5. Uma régua;
  6. Um objeto cilíndrico que esteja à para enrolar a caixa aberta, no caso foi utilizado um "pau-de-macarrão"

 Imprima os gabaritos

Note que há duas opções, um gabarito com 62,5 mm e outro com 125 mm de distância do foco ao refletor.

Parabola para WIFI com foco a 62,5mmParabola para WIFI com foco a 125mm

A diferença entre eles são mais dimensionais para que possam se adaptar à condições diferentes.  Na prática, experimente primeiro o de 62,5 mm e se não se encaixar ao seu sistema, tente o de 125 mm.  Após a impressão confira na "cota" se a dimensão está correta  com a régua.

Material Necessário

Importante:  Os gabaritos deveráo ser impressos sem redução ou ampliação, na escala 1:1.  Usando escalas diferentes o refletor não funcionará adequadamente!

Lave bem a caixa e abra-a com a tesoura

Após lavar bem a caixa, abra-a com uma tesoura, cortando primeiro a parte superior e inferior:

Removendo a parte superior e inferior da caixa

Agora corte a caixa no sentido longitudinal:

Cortando a caixa no sentido longitudinal

Limpe o interior da caixa

Limpando o interior da caixa

Verifique se as extremidades estão alinhadas, senão, apare com a tesoura.  O corte tem que estar reto para facilitar a fixação.

Verificando o alinhamento com a régua

Finalmente, o material para o nosso refletor está pronto!

Caixa aberta e pronta

Curvar a placa de papelão obtida

Enrole a placa de papelão metalizado obtida no objeto cilíndrico.  No caso foi utilizado um "pau-de-macarrão":

Enrolando a caixa aberta

Enrolando a caixa aberta

Colagem no gabarito

Escolhido o gabarito, fixe a placa de papelão metalizado obtida no gabarito já impresso com a fita adesiva, sobre a linha pontilhada.  A parte metalizada deverá ficar votada para o lado da antena, que é a frente do conjunto.  Fixe bem toda a extensão, pela frente e por trás.

Importante:  A fixação deve ser exatamante em cima da linha pontilhada, ou o mais próximo e perfeito possível.  Se for colado muito fora de posição o conjunto não irá funcionar adequadamente!

Fixando a placa de papelão metalizado sobre o gabarito

Finalizando

Posicione a antena de WiFi na vertical sobre o local indicado como "foco".

Pen modem Wi-FI USB com o refletor

Roteador Wi-Fi com o refletor

Importante:  A antena deverá ficar posicionada no foco, ou seja em cima do círculo, senão o conjunto não irá funcionar adequadamente!

Dicas

Ajuste a direção até obter o máximo de sinal e prenda o conjunto com fita adesiva.

Alguns valores obtidos durante o teste (Linux - Ubuntu)

Teste de recepção "antes", isto é, sem o refletor:

Teste de recepção "depois", isto é, com o refletor: