1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 0.00 (0 Votes)

Source> Wikimedia (https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ADuna_mar_sol_jeri.JPG)"Sistemas ou sistema é a interação multi-dimensional entre elementos discretos, unidos por interfaces, com um comportamento global que tem características as quais transcendem o comportamento de cada um dos elementos que o compõe." Da definição acima, podemos concluir que todas as coisa que nos cercam são sistemas, mesmo as mais simples, analisando o conjunto e os componentes que os compõe.

O que um monte de areia tem a ver com isso?

Um exemplo simples podemos mencionar a areia de uma praia, deserto ou uma duna. Alguém já ouviu falar que duna anda? Pois é, a duna se move, dependendo das condições de clima, vento, etc.

Olhando os elementos que a compõe, neste caso, os grãos de areia, vemos que tem características intrínsecas as quais são facilmente analisáveis e mensuráveis.

  • O tamanho do grão;
  • A cor (distribuição espectral);
  • Composição química;
  • Peso;
  • Formato;
  • Etc.

Distribuídas ao longo de uma variação estatística, mas facilmente classificável.

Porém, quando pegamos o conjunto dessas partículas, de modo a formar um conjunto de dezenas, centenas, milhões, bilhões, etc e verificamos sua interação e o resultado desta, o modelamento e o estudo do comportamento conjunto podem se tornar tarefas complexas, necessitando o estudo de outras matérias que vão além dos estudos relativos a cada uma das partículas discretas que compõe o conjunto.

Neste mesmo exemplo quando colocamos esse conjunto de partículas agora chamado "areia" em contato com outros elementos como a água, o vento, o calor, o comportamento vai ficando mais complexo e com mais interações. Podemos afirmar, nessa linha de raciocínio, que a duna de um deserto, interagindo com o ambiente é um sistema.

Extrapolando o raciocínio acima, podemos concluir então que todas as coisas que nos cercam são sistemas.