Linhas de Transmissão

Ondas Estacionárias (parte V)

Nos artigos anteriores deduzimos as expressões da impedância localizada de uma LT sem perdas com reflexões terminadas por um curto circuito (impedância de carga nula) e por um circuito aberto (impedância de carga infinita) em função da impedância característica (Z0) e da constante de propagação (Γ). No último artigo dessa série vamos analisar essa expressão para o caso especial da LT terminada por uma impedância igual à impedância característica da LT (carga casada).


Como nos quatro últimos artigos, vamos trabalhar com uma LT sem perdas de impedância característica de impedância Z0 e constante de fase β.  A LT tem comprimento l e está operando na frequência f produzida pelo gerador de força eletromotriz E e impedância ZG. A LT está conectada na carga de de impedância ZL. Como já foi discutido no artigo que tratava da solução da equação da LT, nessa linha propagam-se as ondas incidente de amplitude V+ e refletida de amplitude V-.

A impedância localizada a uma distância d da carga Z(d) é dada por:

$$Z(d)=Z_0 \frac{Z_L +j Z_0 tan(\beta d)}{Z_0 +j Z_L tan(\beta d)} $$

Vamos analisar o comportamento da impedância localizada Z(d), da tensão localizada V(d) para o terceiro caso especial: LT terminada por uma impedância de carga de valor igual à impedância característica da LT (carga casada)

Quando ZL=ZO, a expressão da impedância localizada se torna:

$$Z(d)=Z_0$$

A impedância localizada de um trecho de LT terminado em carga casada é sempre igual à Z0.

O coeficiente de reflexão da carga para a LT terminada em curto é:

$$ \Gamma_L=\frac{Z_0-Z_0}{Z_0+Z_0}=0$$

Nesse caso a amplitude da tensão refletida é zero. Assim, não há interferência construtiva nem destrutiva nem pontos de máximo ou de mínimo. Como a amplitude da onda refletida é nula isso significa que toda a potência que se propaga pela LT é entregue à carga (máxima transferência de potência). Veja a figura.

Linha de transmissão com terminação casada

Nos próximos artigos, vamos conhecer a carta de Smith, que não apenas serve como ábaco para determinar coeficientes de reflexão e a impedância localizada em função da distância, como também serve como “janela” para visualizar o que acontece dentro da LT. Até a próxima...

Veja também:

Ondas Estacionárias (parte I)

Ondas Estacionárias (parte II)

Ondas Estacionárias (parte III)

Ondas Estacionárias (parte IV)

Informações adicionais